Paginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

História da Empresa Inhacorá


             A Empresa de Transportes Inhacorá ltda, iniciou com transportes de pessoas na região conhecida como Grande Inhacorá, que abrangia São José, hoje com a denominação de São José do Inhacorá, Rincão de Alegria, Espírito Santo, Inhacorá que antes de ser município se chamava Três Vendas do Inhacorá, Chiapeta e Catuipe, todas estas localidades pertenciam a Santo Ângelo.

              O transporte de pessoas a Santo Ângelo e às vezes a Ijuí começou com um caminhão com tolda e bancos em madeira movido a gás originado da lenha composto por queimadores (tubos onde se queimava lenha e encanamentos com filtros para o gás, levando gás limpo até o motor, período da segunda Guerra Mundial ), na região não existia gasolina na época.

            Em seguida Pedro Sanfelice veio de Ijuí  para São José do Inhacorá  com  uma linha de ônibus  Linha Inhacorá, fazendo o trajeto de São José, Espírito Santo, Alegria, Três Vendas, passando pelas localidades de Esquina Neves, na época com grande movimento de passageiros, porque era cruzamento  que ligava Três de Maio, Catuipe, Ijuí onde  tinha parada para que  as pessoas pudessem se alimentar  e pernoitar para seguir viagem.

            Depois os irmãos Albino Sandri e Abilio Sandri adquiriram um caminhão fazendo o trajeto de Alegria a Santo Ângelo e Ijuí com associação da Empresa de Transportes Buricá.

            O inicio da Empresa de Transportes Inhacorá era propriedade de João Albino Sandri na época com uma consessão Municipal que depois passou a ser Intermunicipal com a participação de Rubim Johann e Ladislau Leviski em 21/09/1955. Mais tarde, os irmãos Waldsschmidt compraram a parte de Rubin Johann, que adquiriram um caminhão da marca Dodger com carroceria de madeira.A participação dos irmãos Waldschmidt foi breve onde os mesmos venderam suas cotas para a própria empresa intermediada por Romeu Sawitzki, Assim ficaram de sócios Ceslau Sawitzki, Ladislau Levviski e Rui José Sawitzki como sócio gerente.
               Em 1958, Rui José Sawitzki sócio gerente, colocou uma oficina junto á empresa em Alegria adquirindo dois ônibus um caminhão do ano 1950 e outro de 1951, que precisavam grandes reformas. Então Rui adquiriu um ônibus Ford da Empresa Pioneira (hoje Sulserra ) para atender a demanda. Na sua gestão realizou várias concessões, dando um grande impulso e crescimento para a Empresa.

              Mais tarde Rui José Sawitzki mudou a sede da empresa de Alegria para Três de Maio e Ladislau Lewiski vendeu sua parte para a empresa denominada Empresa de Transportes Inhacorá. Após um período, Rui José Sawitzki vendeu sua participação para a Empresa, por volta de 1980 e 1982.

  Então, Rômulo Sérgio Sawitzki, assumiu a empresa junto com seu pai Ceslau Sawitzki, permanecendo na gerência até hoje e sendo ela essencialmente familiar, tendo como sócios 9 irmãos da família Sawitzki. Atualmente, a Empresa conta com transporte Urbano, Municipal, Intermunicipal, Estadual, Interestadual e Internacional.Também possui Transportes de cargas.
              A frota da Empresa compõe-se de ônibus com Transporte Urbano (com roteiro dentro da cidade de Três de Maio), Escolar Rodoviário (distância curta, média e longa), Turismo (fretamento, pacotes e compras) e caminhões com fretamento Nacional e Internacional.

     Possui ainda 11 linhas Intermunicipais e 9 Municipais: Três de Maio, Alegria, Independência, Inhacorá, Chiapeta, Catuipe, Ijuí, São José do Inhacorà e Boa Vista do Buricá. No início, os desafios da empresa eram fazer um transporte seguro para seus passageiros, pois as estradas eram todas de chão, enfrentavam as interpéries, procurando sempre atender o melhor possível seus passageiros.

Hoje, nosso objetivo não é diferente, queremos fazer com que os passageiros se sintam bem e que estejam o mais rápido possível em seu local de deslocamento, dentro dos horários estabelecidos e que o transporte de carga chegue com segurança e nas datas devidamente cumpridas.

O processo de administrar teve em cada época também seus desafios, e as ferramentas utilizadas foram diversas como: papel, lápis, caneta , máquina de escrever, registradora, calculadora,telefone, computadores, impressora, fax e xerocadora e internet, sem contar com a comunicação virtual, rápida e indispensável para os dias de hoje.